quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Masculinidades (en)cena: elaborações contemporâneas

É no início da década de 1990 que, no Brasil, ocorre um crescimento significativo dos estudos acerca das masculinidades. A discussão dessa temática tem-se demonstrado sempre atual e necessária, seja nela mesma, seja em uma perspectiva relacional com o gênero feminino ou, ainda, a partir interseccionalidade do que se convencionou chamar de marcadores sociais da diferença como, por exemplo, status social, raça/cor, etnia, sexualidades, dente outros. Assim, é mister refletir sobre a masculinidade tóxica, modelos corporais, elaborações do ser homem, a cisgeneridade masculina, a transmasculinidade, a paternidade e questões de saúde.

Em vista disso, a linha de pesquisa Gênero(s), Corpo(s) e Sexualidade(s), do Grupo de Estudos e Pesquisas ‘Eneida de Moraes’ sobre Mulher e Relações de Gênero (GEPEM), coordenada pela profª Telma Amaral e pelo prof. Edyr Oliveira Júnior, em celebração pelos 26 anos do GEPEM, promove o debate “Masculinidades (en)cena: elaborações contemporâneas”, a ocorrer no dia 25 de setembro de 2020, às 19 horas, na página do GEPEM no Facebook.

Nossos convidados são Felipe Viero (UFOP/MG), Kaio Souza Lemos (UNILAB/CE) e Ramiro Gonzalez de Almeida Junior (RJ), os quais irão dialogar sobre o tema a partir de três campos diversos: comunicação, antropologia e psicologia.


Masculinidades (en)cena: elaborações contemporâneas

Dia: 25 de setembro de 2020

Hora:19h00

Local: página do GEPEM no Facebook. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário