sexta-feira, 11 de agosto de 2023

LANÇAMENTO DA EDIÇÃO Nº 23, V.1, DA REVISTA GÊNERO NA AMAZÔNIA



LANÇAMENTO DA EDIÇÃO Nº 23, V.1, DA REVISTA GÊNERO NA AMAZÔNIA

 

Lançada a Edição nº 23 – v.1, janeiro/junho, 2023, de Revista GÊNERO NA AMAZÔNIA

 

https://periodicos.ufpa.br/index.php/generoamazonia/issue/view/737

 

Dossiê: Histórias, Saberes e Práticas das Mulheres nas Florestas, nos Campos, nas Águas, nas Cidades das Amazônias: entre imagens e movimentos.

Em algumas edições da revista Gênero na Amazônia, as propostas de dossiê favoreciam um tema determinante para a distribuição dos olhares sobre múltiplas faces das mulheres amazônicas.

No Edital 23/2023, elaborado com a colaboração da Profa. Denise Cardoso, este foco enredou-se no alargamento temático favorecendo olhares sobre as mulheres e suas pluralidades, com vistas a oportunizarmos debates que não se encerrem neste ou naquele aspecto de suas identidades étnico raciais, ou aqueles referentes às atividades que realizam no chamado mundo do trabalho, ou às atividades referentes às diferentes cosmologias que estão intimamente ligadas aos seus territórios.

Os artigos estão divididos em 3 seções:

a.) Relatos de Pesquisa Empírica;

b.) Relatos de Experiências; e

c.) Resenha.

 

Na apresentação da revista agrupamos entre cinco temáticas: Violência de Gênero e Seus Enfrentamentos; Interseccionalidade na Política e na Academia; Educação e o Modo de Viver na Zona Rural; Mulher, Arte e Literatura; Mulher, Maternidade e Saúde.

 

As sínteses de temas apresentados no Editorial para esta publicação oferecem uma primeira observação sobre o que está sendo desenvolvido entre estudos, pesquisas e relatos de experiência no espaço amazônico, com base em metodologias diversas, sobre a situação das mulheres e a perspectiva de gênero, fortalecendo-se o compromisso de sua publicização com o rigor necessário e as frestas das várias áreas das Ciências Humanas.

2 comentários: