quarta-feira, 30 de março de 2022

Revista Gênero na Amazônia, com o Dossiê: "Mulheres, cultura e identidade negra”

Já está disponível, de forma online, a 20ª edição da Revista Gênero na Amazônia, com o Dossiê: "Mulheres, cultura e identidade negra”.

 

O presente dossiê “Mulheres, cultura e identidade negra” considerou trazer, para o centro das discussões, de que maneira a atuação, a trajetória e a história das mulheres negras se relacionam e interferem nas suas experiências de vida frente às diferentes formas de opressão às quais são submetidas cotidianamente A estrutura social, na qual essas mulheres atuam, se aglutina para além das relações de gênero, pois integram questões como racismo, classe social, sexualidade e sexismo. Na existência, as pessoas, sobretudo as mulheres negras, sofrem as múltiplas opressões como cargas simultâneas. Elas atingem todos os aspectos da vida social (COLLINS; BILGE, 2021). Nesse sentido, é no meio social, através de trajetórias individuais ou coletivas, que mulheres vivenciam tensões e sociabilidades de gênero relacionadas com a experiência da diáspora africana para o Brasil.

Os artigos apresentados neste dossiê articulam temas de imenso valor social e histórico para refletir as relações de gênero e perspectivas de ação feminina em diferentes situações culturais, levando em consideração as análises teórico-metodológicas a partir do conceito de feminismo interseccional (AKOTIRENE, 2019). Reunimos artigos que, articulados com a proposta do dossiê, nos brindam com um conjunto de escritos potentes sobre o protagonismo da mulher negra e a sua representatividade social e política. A linguagem e a comunicação, em várias formas e instrumentos, são caminhos a partir dos quais as autoras dos textos veiculados põem em circulação ideias e práticas exitosas para anunciar as lutas atemporais das mulheres negras. Atentando, principalmente, para as suas intervenções na vida pública, em que pese a sua capacidade de intervir em situações de violência e desigualdades.

Antonia Lenilma Meneses de Andrade (UNESP)
Carolina Christiane de Souza Martins (UFPA)
Luiz Augusto Pinheiro Leal (UFPA)
Siméia de Nazaré Lopes (UFPA)

Boa leitura!

20ª edição da Revista Gênero na Amazônia: " Mulheres, Cultura e Identidade Negra": http://www.generonaamazonia.com/edicao-20.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário