sexta-feira, 4 de março de 2022

DIA INTERNACIONAL DA MULHER/ GEPEM UFPA - MESA REDONDA MULHERES, PODER, PODERE

DIA INTERNACIONAL DA MULHER/ GEPEM UFPA

MESA REDONDA

MULHERES, PODER, PODERES

 

Há várias interpretações quando tratamos de poder e, ao evocarmos as mulheres, tradicionalmente leva-se em consideração, de forma recorrente, a relação desse gênero com a política partidária, eleições e suas múltiplas vertentes nesse campo. Michel Foucault (1979) respondeu a essa evidência sobre a genealogia do poder, confirmando que o poder é uma relação, não é um objeto, nem uma coisa, daí porque esse caráter relacional ampliava o seu exercício para fora dos espaços onde estivessem ocorrendo as lutas visíveis.

É nessa perspectiva que o GEPEM/UFPA, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, convidou quatro palestrantes de áreas diversas, para evidenciar que a relação das mulheres circula em meio às “normas sociais” e repercute seus poderes, suas estratégias de resistência ao status quo de modelos tradicionais, em que marcadores sociais como raça, classe, gênero e geração teimam em sofrer “apagamentos” dos modelos de representação, evidenciando-se a análise focaultiana sobre as relações de poder.

📝 Vivi Reis é Fisioterapeuta, educadora popular, feminista e militante política brasileira. Deputada Federal pelo PSOL.

📝 Karen Santos é Socióloga e Mestre em Ciência Política pelo PPGCP/UFPA, Professora Universitária, pesquisadora nas áreas de sociologia e ciência política. Coordenadora de Pesquisa, extensão e internacionalização da Faculdade Estácio do Pará.

📝 Samara Dias Siqueira é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPa, na área de Sistema Penal e Direitos Humanos. Coordenadora Adjunta do IBCCrim/PA.

📝 Ana Caroliny Pinho é Mestre em Ciências da Comunicação/UFPA. Especialista em Assessoria de Comunicação e em Jornalismo, Cidadania e Políticas Públicas. Jornalista no projeto de extensão Academia Amazônia (Facom-UFPA) e assessora de comunicação na Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará.

As palestrantes estão realizando o Curso de Especialização “Análise das Teorias de Gênero e Feminismos na América Latina”/IFCH/UFPA. 

 

* Dia 09 de março de 2022

* Às 16h

* A Live acontecerá no Facebook e YouTube do GEPEM

* Facebook.com/projetogepem

* YouTube GEPEM UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário