sexta-feira, 25 de novembro de 2022

25 DE NOVEMBRO - DIA LATINO-AMERICANO E CARIBENHO DE LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA À MULHER - ONU/1999

25 DE NOVEMBRO - DIA LATINO-AMERICANO E CARIBENHO DE LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA À MULHER - ONU/1999

O dia 25 de novembro foi denominado o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher homenageando três irmãs, ativistas políticas: Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, brutalmente assassinadas pela ditadura de Leonidas Trujillo, na República Dominicana. O fato, que culminou nesse episódio trágico, originou-se de um agravo sofrido por Minerva, assediada por Trujillo durante o “Baile do Descobrimento”, em 12 de outubro de 1949, para o qual fora convidada toda a família. Impulsiva, a jovem repele injuriada o ditador e, então, toda a família foge do baile antes do final, atitude vista pelos órgãos oficiais como afronta dos Mirabal ao governo. A partir desse incidente as três mulheres e seus familiares passam a sofrer forte repressão.

Perdem a casa e os recursos financeiros, contudo, em um olhar pelo país, percebem o abalo no sistema econômico em geral, com o governo de Trujillo levando ao caos financeiro. Elas formam, então, um grupo de oposição ao regime tornando-se conhecidas como Las Mariposas. Por diversas vezes foram presas e torturadas, mas não deixaram de lutar contra a ditadura. Decidido a eliminar essa oposição, Trujillo manda seus homens armarem uma emboscada às três mulheres, interceptando-as no caminho da prisão aonde iam em visita aos maridos. Conduzidas a uma plantação de cana de açúcar foram apunhaladas e estranguladas em 25 de novembro de 1960. Esse fato causou grande impacto entre os dominicanos que passaram a apoiar as ideias das jovens, reagindo às arbitrariedades do governo e, em maio de 1961, o ditador foi assassinado. (continua no Blog)

https://www.observatorioregional-gepem.com.br/single-post/2019/11/25/viol%C3%AAncia-contra-as-mulheres-e-viol%C3%AAncia-pol%C3%ADtica-a-morte-das-mirabal?fbclid=IwAR0UCOrWkQjnKbDc_JKKeeKUqQjGHeMTWpOTdkOSnLndtVDs5w4ocG2Tvzk

Nenhum comentário:

Postar um comentário