sexta-feira, 20 de maio de 2022

"Histórias, Saberes e Práticas: mulheres e maternidade” GEPEM UFPA


Histórias, Saberes e Práticas: mulheres e maternidade”

 

No dia 30 de maio, às 17 horas, o GEPEM/UFPA, em parceria com o Grupo GERAR/UFRA, apresentará a mesa-redonda “Histórias, Saberes e Práticas: mulheres e maternidade”.

No mês do Dias das Mães, recordamos que para a maioria das mulheres no mundo, maternidade se conjuga mal com emprego, envolve pesados custos materiais e pessoais, sentimento de culpa, escolhas difíceis entre investir em carreira e cuidar da prole... E por quê? Maternidade é atribuição só de mulher? Ou é base da vida e, portanto, bem comum? Os chamados “mercados” operam como se não dependessem dos espaços privados, onde tantas mulheres lutam para juntar as pontas da sobrevivência a cada mês e responder às demandas sociais. Tudo isso, como sabemos, ao preço de discriminações salariais, menor acesso a postos de comando e a direitos previdenciários, além de maior vulnerabilidade a opressões. Essas questões motivam a Mesa-Redonda, que reunirá mulheres profissionais que enfrentaram e enfrentam o desafio da maternidade e do mercado de trabalho, trazendo suas histórias, práticas e saberes na condução de suas vidas.

 

Maria Mary Ferreira

É professora Associada do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas/UFMA. É Pós doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto/Portugal (2019). Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (2006). Fez Estágio doutoral na Universidade de Coimbra em Portugal (2005). Mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (1999). Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UFMA, 1995). Especialização em Organização de Arquivos pela USP (1991). Graduada em Biblioteconomia (1981). Tem experiência nas áreas de Sociologia e Biblioteconomia com ênfase em Gênero e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: mulher - política, mulher - relações de gênero, cidadania, mulher - poder e ainda políticas públicas, informação e poder, bibliotecas públicas e escolares e mercado de trabalho bibliotecário. É Membro da Coordenação Estadual do Fórum Maranhense de Mulheres.

 

Ruth Helena Cristo Almeida

É Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2002), Mestre em Sociologia Geral pela UFPA (2005) e Doutora em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (2013). Atualmente é professora da UFRA ministrando a disciplina Sociologia Rural e Agricultura Familiar. Coordena o Grupo de Pesquisa em Relações de Gênero e Ruralidades Amazônicas (GERAR). Possui experiência nas áreas de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero, agricultura familiar, relação empresas e comunidades, mapeamento participativo de recursos naturais, unidades de conservação e conflitos sociais.

 

Ida Lenir Gonçalves

É mestre em sociologia e doutora em ciências sociais/UFPA. Possui estudos e pesquisas sobre questões da sociologia do trabalho e organizações, no comércio, sistema financeiro, segurança pública, pescadores, reservas ambientais e mineração. É bancária e professora aposentada.

 

A live será no dia 30 de maio, às 17h00 no Facebook e Youtube do GEPEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário