quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Lançamento do livro "Saias, laços & ligas: Construindo imagens e lutas”


 

A editora Paka-Tatu convida para o lançamento do livro: “Saias, laços & ligas: Construindo imagens e lutas”, de Maria Luzia Miranda Alvares.


No alvorecer da primeira República e no pós-1930, no Pará, a representação submissa, passiva da mulher no espaço doméstico, associada aos seus “papéis históricos de mãe-esposa”, foi desestruturada por um grupo de mulheres de um segmento social médio que conquista espaços no interior de partidos políticos locais. Esta estrutura político-partidária, solidamente masculina, explora “qualidades” desse grupo feminino, de comportamentos insubmissos, que constrói aberturas para discussão dos seus espaços sociais e de classe.

O livro examina um movimento da sociedade paraense no seu lado oculto, por proceder de um olhar masculinizado da história, e encontra nele um pensamento e um fazer femininos, repletos de sentidos e contradições.

A construção de um e vários retratos de mulher na trama da luta política foi realizada através de um trabalho sistemático de consulta aos jornais paraenses no período de 1890-1937, acompanhado da valorização de depoimentos da geração de mulheres de 1910-1950 ou um “escavacar” no “arquivo geral” da sociedade paraense, que deu vida a “saias, laços & ligas”, ao reconstruir as imagens e as lutas que descortinam as formas de participação política das mulheres.

Convidados:

• Armando Armando Alves Filho, editor da Paka-Tatu;
• Edna Ramos de Castro, Dra. em Sociologia (NAEA/UFPA);
• Geraldo Mártires Coelho, Dr. em História (UFPA);
• Margareth Rago, Dra. em História (Unicamp);
• Paulo Maués Corrêa, Escritor e Professor (Seduc/PA);
• Rosa Acevedo Marin, Dra. em Sociologia (NAEA/UFPA)

Dia: 22/12/20 (Terça-feira)
Hora: às 18h00
Local: Facebook do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas "Eneida de Moraes"

Um comentário: