domingo, 22 de setembro de 2019

16º edição da Revista Eletrônica Gênero na Amazônia - POLÍTICA DE COTAS NA AMAZÔNIA - DESAFIOS, CONQUISTAS E PERSPECTIVAS


O GEPEM/UFPA apresenta a chamada da 16º edição da Revista Eletrônica Gênero na Amazônia. POLÍTICA DE COTAS NA AMAZÔNIA - DESAFIOS, CONQUISTAS E PERSPECTIVAS

As políticas de ações afirmativa são resultado de várias décadas de luta dos movimentos sociais. É solução temporária que tem por base o fato de a sociedade brasileira ter sido construída sob diversas opressões, possuindo, portanto, passado discriminatório e presente que perpetua essa realidade. Ações afirmativas buscam acelerar o processo de igualdade para grupos vulneráveis como é o caso de minorias raciais e étnicas, famílias baixa renda e pessoas com deficiência. Deste modo, as cotas são pautadas na crença de que a igualdade deve se moldar no respeito à diferença e à diversidade e que as pessoas devem ter igual acesso às oportunidades. Quando for alcançado um patamar em que todas/os as/os brasileiras/os tenham iguais chances de competição, as cotas serão desnecessárias, por isso seu uso é provisório.

Durante muito tempo as universidades ficaram reservadas a uma elite política/econômica e, por isso, entende-se que as cotas são também uma forma de garantir a pluralidade no ensino superior público, bem como a inclusão de grupos sociais em desvantagem em virtude do sistema desigual e excludente que vivenciam. No caso das políticas de ações afirmativas direcionadas às pessoas negras, estas somente em agosto de 2012, foram instituídas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), após muita resistência dos movimentos.

Nesse sentido, este Dossiê tem como proposta refletir e incorporar as temáticas referentes às políticas de ações afirmativas no âmbito do ensino superior, contribuindo na análise da dimensão de seus impactos, efetividade, entraves e tensões.

A 16ª Edição da Revista Gênero na Amazônia (julho a dezembro 2019) tem como título: Política de cotas na amazônia- desafios, conquistas e perspectivas e espera receber trabalhos que abordem a importância da política de cotas dialogando com o contexto brasileiro/amazônico, que visem denunciar desigualdades existentes bem como as discriminações que atingem diretamente os grupos sociais que em virtude da condição racial, econômica e de deficiência estão em desvantagem no seio da sociedade brasileira.

Exige-se que sejam consultadas as Normas da Revista no endereço: http://twixar.me/fHN1


Revista Gênero da Amazônia - 16º edição Prazo para submissão de artigos: 15 de novembro de 2019.

Curta facebook.com/projetogepem

Nenhum comentário:

Postar um comentário