quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Mesa redonda: "MULHERES PARAENSES E A VIOLÊNCIA NO GOLPE DE 1964"



Em 27 de agosto de 1994, o GEPEM tornou-se presente nas instâncias acadêmicas, criado por um grupo de docentes, discentes e técnicos-administrativos da UFPA. Ao comemorar 25 anos de criação e presença em atividades acadêmicas – ensino, pesquisa e extensão junto à universidade –, o GEPEM confirmará a continuidade de suas ações de política acadêmica para além dos muros da comunidade.

Este ano, com as turbulências políticas que têm submetido brasileiras e brasileiros à perda dos direitos humanos, as associadas e associados do GEPEM postularam um evento à altura desses anos de grandes esforços para conseguir alcançar esses direitos que estão sendo subtraídos. Tratará da memória das mulheres vítimas da violência durante o golpe militar de 1964. Um filme e uma mesa redonda compartilharão, através das imagens e das falas, o que, onde e como foram estabelecidas as graves violações dos direitos humanos.

Através das imagens do cinema, no filme “Torre das Donzelas” (Brasil, 2018), da cineasta Susanna Lira, teremos o depoimento de mulheres presas políticas no golpe de 1964. E, nas falas de algumas anistiadas paraenses ou residentes no estado do Pará, a Mesa Redonda MULHERES PARAENSES E A VIOLÊNCIA NO GOLPE DE 1964 (após a exibição do filme), evocará a memória desse tempo de dor e luto entre as famílias paraenses.

Mesa Redonda: “MULHERES PARAENSES E A VIOLÊNCIA NO GOLPE DE 1964”

Expositoras:

• Hecilda Mary Veiga – Anistiada Política. Mestre em Planejamento do Desenvolvimento/NAEA/UFPA;
• Eneida Guimarães – Anistiada Política. Mestre em Sociologia (UFPA); Coordenação Nacional dos Diretos Humanos pela União Brasileira de Mulheres (UBM);
• Leila Mourão – Doutora em História (UFPA);
• Violeta Paes Loureiro - Doutora em Sociologia (UFPA) Mediadora: Dra. Maria Angélica Motta-Maués – GEPEM/UFPA

Dia: 27 de agosto de 2019 (terça-feira)
Hora: 14h
Local: Auditório do Curso de Filosofia (no IFCH, altos) - Campus Básico - Guamá - UFPA (Rua Augusto Correa, nº. 1)

Curta facebook.com/projetogepem


Um comentário: