sexta-feira, 8 de março de 2019

SER FEMINISTA!



https://medium.com/@kamyllalemos/o-movimento-feminista-e-suas-vertentes-3492875e162a

Rayza Sarmento

Durante muitos anos (pesquisei quase 100!), ser feminista era um palavrão, associado a vários estereótipos. Tenho várias mulheres fortes, corajosas, empoderadas aqui nesse Facebook que ainda assustam com o termo. Então, nesse 8 de março, dia Internacional da Mulher, talvez você precise saber que:
1) Feminismo não é o contrário de machismo. Machismo é sobre opressão, feminismo é sobre liberdade.
2) Feminismo é sobre igualdade e equidade entre homens e mulheres.
3) Na verdade, nem é feminismo, são feminismos. Afinal, as mulheres são diversas e vivenciam experiências diferentes.
4) Mulher, se você vota, estuda, trabalha fora e ganha seu dinheirinho, se pode divorciar quando o casamento não dá mais certo ou se pode denunciar quando sofre uma agressão... é porque várias feministas estiveram lutando por isso ao longo dos anos. Nada disso foi concedido, tudo foi arduamente conquistado.
5) "Ah, mas eu sou feminina e não feminista". Deixa eu te contar! Dá pra ser as duas coisas! Não tem carteirinha fidelidade do feminismo, não, mana! Feminismo é sobre liberdade e sobre autonomia! Vista-se do jeito que quiser, depile ou não depile...quem decide é você e não o outro! Mais do que isso: saiba que feminilidade é um padrão também imposto e que a gente pode escolher não seguir.
6) "Ah, mas o feminismo é contra a religião" - Prazer, uma feminista doutora em gênero e política e CRISTÃ! Lembra do papo de autonomia ali em cima? Se a fé que você pratica não oprime ninguém e se você consegue ser crítica à sua religião/igreja/credo etc quando isso acontece...tamojunta!
7) "Ah, não concordo é com isso de mostrar os peitos na rua!" - Pode discordar! Mas não pode fazer da sua opinião a regra pra vida de todas as mulheres, mana. É igual ter filho! Quem tem vontade, tem vontade. Quem não tem, não tem. E pronto! Mas não deixa de pensar... por que os homens estão andando aí sem camisa e o corpo da mulher sempre precisa estar censurado, coberto...?! Só pensa...
8) "Ah, mas o feminismo quer acabar com a família" - Amiga, a gente quer é que as famílias sejam justas para as mulheres! Que você, depois de um dia cheio de trabalho, não tenha que cuidar sozinha dos afazeres domésticos porque os homens da sua casa não foram educados para lavar um prato! A gente quer é que as mulheres deixem de apanhar e morrer em casa, vítimas de violência doméstica...
9) "Ah, mas o feminismo criou a ideologia de gênero!" - Primeiro, ideologia de gênero é igual nota de 3 reais: não existe. O termo foi criado para desqualificar anos de discussão científica sobre o que chamamos de socialização de gênero. Mas, olha, o que existe é muita luta sim para que as meninas não sejam impedidas de serem o que quiserem! Imagina que você tem uma filha de dois anos hoje e a menina deseja ser astronauta no futuro... vc se imagina dizendo a ela que essa não é profissão de mulher?! É contra esses impedimentos sociais, esses estereótipos que nos desencorajam desde criança que o feminismo luta. Ideologia de gênero não existe, mas existem, em pleno 2019, mulheres ganhando menos que homens com as mesmas qualificações...pensa nisso!
10) Feminismo é também sobre uma relação mais solidária (sem deixar de ser crítica) entre as mulheres. Que nos livremos das competições impostas a nós em diferentes âmbitos - profissionais, afetivos, familiares, estéticos. Não julgue outra mulher. Não reproduza o que já te feriu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário