terça-feira, 17 de janeiro de 2017

GÊNERO, FEMINISMO, PODER E POLÍTICA - PLANO DE ESTUDOS – ANO 2017 -GEPEM/UFPA

Foto história da criação do GEPEM/UFPA há 22 anos 

O ano de 2016 foi um ano recoberto de tensões na política brasileira apontando para rupturas no sistema político democrático. Este foi duramente descaracterizado nas bases que até então estavam sendo implementadas com forte tendência à inclusão social de cidadãs e cidadãos. O motivo assinalava para o fato de que muitas pessoas ainda não se reconheciam investidas dessa categoria que desde os primórdios da invenção da polis e da civitas grega definiram padrões e modelos de democracia e que somente na contemporaneidade com uma reinvenção desse estado da arte favoreceram o entendimento de que a condição da cidadania oferece possibilidades de direitos às pessoas que, como membros de um Estado, se acham no gozo de direitos fundamentais que lhe permitem participar da vida política e social, sendo tratadas como humanas.
O GEPEM/UFPA sentiu a necessidade de se manter nos estudos que tem sido uma prática sistemática de sua presença acadêmica e política há 22 anos. E num retrospecto de suas atividades anteriores vê-se que há bons resultados e ainda expectativas do que suas/seus associadas/os podem fazer.
Estamos propondo o tema GÊNERO, FEMINISMO, PODER E POLÍTICA considerando que nesses conceitos há variáveis importantes para aplicar-se à metodologias de ação. E resultam das sínteses que se traduzem nas linhas de pesquisa que se estruturaram em duas décadas, sempre intentando incluir novos temas e os que ainda estão na dependência de a sociedade universitária torna-los oficialmente formalizados.
Em forma de seminários, minicursos, estudo dirigido, palestras, cine-gênero e outros formatos que possam disseminar as discussões que abordam uma cultura sexista e racista esperamos ter um ano de muitos encontros.
Vamos lá! O convite está feito!
Que 2017 seja um ano promissor de efetivas vitórias!
Belém, 12 de janeiro de 2017
Obs. No próximo dia 31/01 às 14 h na sala do GEPEM, as coordenadoras das linhas de pesquisa vão apresentar suas propostas de atividades para este ano. Adelma Pimentel, Angelica Motta Maués, Telma Amaral, Adriane Lima, Lúcia Lima, Denise Machado Cardoso, Edila Moura, Eunice Santos estarão na reunião presencial. O convite é para todas as demais colegas e participantes que queiram apresentar propostas.

Frida Kahlo

Nenhum comentário:

Postar um comentário