quarta-feira, 24 de agosto de 2016

AGENDA DE ATIVIDADES GEPEM/UFPA - PROPOSTAS 2º SEMESTRE 2016

"AS DUAS FRIDAS" (1939)


Em mais um momento de organização das atividades do GEPEM, somente neste mês de agosto foi possível montar algumas propostas aqui apresentadas para este 2º semestre /2016. Houve preocupação em integrar as discussões sobre as teorias feministas (do 1º semestre) e as práticas de convivência entre grupos e movimentos sociais que têm o gênero como marcador.
Para celebrar os 22 anos de criação do GEPEM/UFPA, neste agosto, pensou-se em uma sessão de Cine- Gênero, com um filme que trate de temática vinculada em gênero, amor e família sendo escolhido “Nós que nos amávamos tanto”, Ettore Scola, 1974. Um coquetel de congraçamento abraçará a todas e todos associadas/os e participantes. Já pensou na importância de uma “tecla” permanente em torno de estudos, pesquisas e demais atividades em que a questão de gênero tem sido uma constante? Precisa-se celebrar, mesmo, essa persistência acadêmica agregada à extensão.
Um dos temas que não foi tratado no primeiro semestre - feminismo pós-colonial – iniciará esta nova fase da agenda, em setembro, a ser apresentado pela Doutora em Educação Adriane Raquel Santana de Lima, Professora da UEPA (e também do GEPEM). Título – “NÃO SOMOS UMA, SOMOS DIVERSAS; POR UM FEMINISMO DECOLONIAL”. Esse tema oferece motivo para apresentar–se em imagens. Há muitos filmes latino-americanos e de outras nacionalidades que tratam das relações de gênero nessas sociedades. Estamos na escolha de um título para a exibição nesse mês.
Em outubro, será a ocasião propícia para a exposição de uma temática não evidenciada teoricamente – participação política. E nesse período, a questão central registra as eleições municipais com candidaturas de homens e mulheres aos cargos parlamentares (vereadores) e majoritários (prefeitos). Dessa forma, um tema candente a propor é: “GÊNERO E POLÍTICA: PODER, PODERES” expondo-se em seminário a prática de polític@s em suas diferentes e atualizadas expressões de gênero, nos eixos de participação formal e não formal, as políticas de gênero e as políticas étnicas.
Outra atividade nesse mês é a exibição de um filme onde o tema do seminário tenha repercussão em imagens.
O mês de novembro inicia com uma data cujo tema ainda não foi debatido no grupo: a Morte. E a proposta é exibir um filme sobre o assunto GÊNERO E MORTE. Áreas de conhecimento como a antropologia, a sociologia, a filosofia, a literatura certamente terão focos para a discussão. A Profa. Adelma Pimentel propôs uma oficina “sobre solidariedade, com base no escopo fenomenológico heideggeriano sobre a nossa condição existenciaria de seres-para-a-morte, nossa condição ontológica; chamando os interessados em vivenciar a manifestação da existência através do pronunciamento da palavra dialogada: vida-morte.”
Em meados desse mês a Profa. Eunice Santos está propondo uma oficina ou minicurso envolvendo literatura ou linguística.
E no final de novembro teremos uma oficina: “POR UMA ESCRITA NÃO SEXISTA”, a ser ministrado pela Profa. Jorgete Lago (UEPA).
Para o mês de dezembro a proposta é apresentar uma síntese de práticas através de um “SARAU – GÊNERO E EXPRESSÕES ARTÍSTICAS” quando teremos Teatro, Dança, Poesia, Literatura, Cinema em sessões de expressão dessas artes. Sendo o mês do Natal e da passagem de ano poderíamos fazer as sínteses nesse foco?
As datas desta agenda ainda estão sendo negociadas. Até o final desta semana estaremos com os registros acertados pelo encaminhamento de propostas de tod@s associad@s. Para este e-mail e da secretaria do Gepem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário