quinta-feira, 3 de março de 2016

O VOTO FEMININO: QUE CIDADANIA QUEREMOS HOJE?


Tema do filme a ser debatido no 
CINE-GÊNERO
“Anjos Rebeldes” (Iron Jawed Angels, EUA, 2004, 125 min.) de Katja von Garnier, com Hilary Swank, Anjelica Huston, Vera Farmiga e outros. 

Dia 08 de março de 2016 (terça-feira)
Hora: 9:00 h 

Local: Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (altos) - Campus Universitário José da Silveira Neto - UFPA (Rua Augusto Correa, nº. 1)

Debatedoras/es :

Profa. Dra. Maria Luzia Miranda Álvares/GEPEM
Prof. Dr. Roberto Ribeiro Corrêa – FCS/IFCH
Dr. Igor Ferreira – Bel. em Direito/Crítico de cinemaNilson Sousa Filho – Mestrando em Ciência Política

APRESENTAÇÃO

O Dia Internacional da Mulher em 8 de Março, apresenta celebrações das variadas instâncias e órgão institucionais ou não, que procuram focar seus debates em temas específicos sobre esse gênero. Muito importante reconhecer que hoje esse dia é um marco para alguns desses grupos chamar a atenção da sociedade de que as mulheres existem.
Nosso grupo de estudos e pesquisas – GEPEM – como um dos celebrantes históricos, tem sido o veiculador de temas candentes ao ser convidado para organizar e/ou participar desses eventos. 

Nós também celebraremos essa data. Nossa atividade será através do cinema, procurando a sintonia entre os temas e o processo icônico da arte. Porque ler imagens” é criar significados dando sentido à escritura da realidade capturada, têm dito os antropólogos e, também, alguns cineastas comprometidos em documentar um “mundo histórico”, imprimindo sua “voz” na imagética auto-reflexiva. Como reprodutor de imagens em movimento, o cinema é visto através de vários ângulos, quer como ferramenta de impressão da ficção, quer como expressão documental da realidade. Quem dá sentido às imagens, entretanto, é o olhar do/a espectador/a evidenciando as representações e performances da escritura narrativa dessa arte. A cineasta e teórica Laura Mulvey (1975) discute a corrente principal da narrativa do cinema norte-americano que “fetichiza” a imagem feminina enquanto objeto de estímulo sexual. Trata-se de uma das principais referências sobre a discussão da representação do feminino.

O GEPEM, através do Cine-Gênero, exibirá “Anjos Rebeldes” (2004), filme que apresenta a luta das feministas norte-americanas que desde o final do Século XIX desafiaram as instituições para garantir a cidadania política das mulheres desse país, colocando-se em risco de vida para conquistar o direito do voto. 

A exibição será no dia 08/03 às 9h, no Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, com debate sobre o tema: O voto feminino: que cidadania queremos hoje”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário